quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Problema de expressão!

Oláááá!
Já se sabe que vida de emigrante nunca foi fácil.
Este é mais um "obstáculo" que encontro no meu dia-a-dia!
Felizmente sei falar inglês,com um grau acima da média, isto ajuda-me a desenrascar quando preciso de algo.
Mas um dos maiores problemas dos emigrantes, em qualquer parte do mundo, reside no desconhecimento da língua do país que escolhemos!!!!!
Quando não a conhecemos ficamos numa situação particularmente vulnerável. Por exemplo, obter as coisas mais simples torna-se frequentemente num pesadelo!
Um outro grande problema conectado com o anterior é o desconhecimento dos nossos direitos e acrescentado a isto o facto de não sabermos a quem recorrer no caso de necessitar de ajuda
A verdade é que ainda não domino (nem por sombras) o alemão!
Portanto um dos próximos passos é encontrar uma escola de línguas e aprender o mais rapidamente o "bichinho de sete cabeças" até porque sabendo a língua existe enorme vantagem em encontrar empregos que sejam melhor renumerados e com mais regalias!!! 


Por isto tudo é que é bom estamos ligados a uma comunidade; no meu caso não me posso queixar, isto porque Hamburgo está lotado de negócios Portugueses!

Enquanto procurava trabalho, qual não foi o meu espanto quando me deparei com um restaurante (no qual trabalho nos dias de hoje!) em que 99% dos empregados eram Portugueses.

 Lá está, nem tudo é positivo, infelizmente ouvimos muitas vezes dizer que "quando estão 2 portugueses, um já está a mais", ou seja, hoje em dia não somos compatriotas, e isso é vísivel!


Nesta altura, os restaurantes estão lotados e não há tempo nem para respirar, portanto está na hora de mais uma noite de descanso, porque amanhã o dia vai ser looooooooooooooongo.


Mãe, na sua visita a Hamburgo... txxx, que saudades! <3




um beijo enorme cheio de Força e coragem para todos os que estão na mesma situação que eu!!! 

1 comentário: